quarta-feira, 1 de junho de 2016

Cronograma capilar para salvar seu cabelo!

Cronograma capilar: técnica poderosa que salva os fios

Vocês já ouviram falar no Cronograma Capilar?
A nova onda é criar uma “agenda de tratamento” para os seus cabelos com a função de repor  nutrientes perdidos naturalmente no dia a dia. Ele divide-se em 3 etapas: hidratação,  nutrição e reconstrução. O resultado são fios sedosos e brilhosos. O cabelo fica realmente divino!

Se vocês estão começando, recomendo seguirem a tabela oficial do programa. Ela é completa e válida para todos os tipos de cabelo. Esta agenda é mensal e comporta 8 hidratações, 3 nutrições e 1 reconstrução. Os processos não podem ser feitos no mesmo dia, e é preciso dar um intervalo mínimo de 48 horas entre eles.

A tabelinha a seguir simplifica bem isso.

Hidratação
A hidratação vai repor a água do fios, deixando-os mais sedosos  e macios, ideal para cabelos sem brilho e ressecados.
Use produtos que contenham silicones, aloe vera (babosa), vegetais, pantenol, vitaminas ou glicerina. O processo pode ser feito toda semana, dependendo da necessidade do cabelo. E na hora da aplicação, sigam as instruções contidas no rótulo da máscara escolhida.

Nutrição
A nutrição vai devolver os lipídios, ou seja, a oleosidade natural aos fios. Perfeito para cabelos com frizz e desalinhados. Os produtos indicados são: tutano, manteigas de karité, cacau, abacate, cupuaçu e murumuru e óleos vegetais.
O resultado é realmente fantástico e imediato. Para manutenção, o ideal é que o processo seja feito de 15 em 15 dias.

Reconstrução
Este processo repõe proteínas. Ele torna-se necessário em cabelos quebradiços, porosos e ralinhos. O objetivo é deixar o cabelo forte! E, por isso, vocês podem estranhar o resultado inicial, pois os fios não ficarão macios. Os produtos para este processo devem conter creatina, queratina, proteína, colágeno, aminoácidos, arginina, cisteína, trigo ou proteínas hidrolisadas. Ela deve ser feita após uma hidratação e uma nutrição. Pra quem passou por qualquer química, comece fazendo de 20 em 20 dias. O ideal é 1 vez ao mês. Aplique o produto seguindo as orientações da embalagem e não esqueça de passar condicionador após a lavação, para dar emoliência no cabelo.

Cronograma personalizado
Também dá para criar um cronograma capilar personalizado. Mas, pra isso, é necessário iniciar o cronograma oficial primeiro. Nele vocês vão observar em qual dos 3 processos o cabelo apresenta um melhor resultado. É como se fosse um diagnóstico do cabelo.

No meu caso, eu sempre fiz muita hidratação em casa e no salão, mas sentia que faltava algo para os meus cabelos ficarem mais bonitos. Foi então que logo após iniciar o cronograma percebi o resultado incrível com a nutrição. Conclui que meus cabelos precisavam de lipídeos mesmo, pois notei o resultado na hora: fios mais macios.

Ah! Outra coisa importante! Como lavo meus cabelos geralmente a cada 3 dias, pois são mais secos,  mantive esse intervalo, fazendo com que o cronograma se prolongasse por um pouco mais de um mês. Então dá para encaixar em qualquer tipo de cabelo, por exemplo, se você lava todos os dias, mantenha o tratamento dia sim, dia não.

Agora que já fiz o cronograma e sei as necessidades dos meus cabelos, vou continuar fazendo as hidratações semanais e também a nutrição pelo menos 1 vez por semana.
A reconstrução mantenho 1 vez por mês. E aí vou reavaliando com o tempo.

O que percebi disso tudo é que não basta tratar e usar um monte de produtos, é preciso saber qual a necessidade de cada cabelo.
Fica a dica, beijos