sexta-feira, 27 de maio de 2016

Cronograma capilar - entenda esse ciclo


Neste processo, seja qual for o estado dos seus cabelos, é preciso entender a finalidade de cada gênero de produto do mercado, pois cada um possui diferentes objetivos e resultados. O ideal é seguir um ciclo de cronograma capilar semanalmente para que não falte nada aos seus fios. O ciclo de cronograma capilar é formado por ações semanais de hidratação, nutrição e reconstrução. Como os suas madeixas podem entrar em estado crítico com lavagens excessivas, o ideal é fazer a higienização três vezes por semana. Cada lavagem é alternada com o uso de produtos hidratantes, nutritivos e reconstrutores.
A hidratação, feita uma vez por semana, seguindo o ciclo de cronograma capilar proposto, é responsável pela reposição da umidade natural dos fios, evitando assim o aspecto áspero, frágil, opaco e seco da estrutura das fibras capilares. Os fios também recebem, através do ciclo hidratante, uma recarga de componentes naturais que os cabelos vão perdendo ao longo do tempo por causa das agressões externas do meio ambiente, evitando assim o ressecamento, a falta de movimento, a falta de leveza, a falta de maciez, a falta de brilho e a fraqueza. 
A nutrição, feita na segunda lavagem da semana, seguindo o ciclo de cronograma capilar proposto, é responsável pela reposição dos 21 aminoácidos essenciais que formam a queratina, substância que adere aos cabelos através de uma boa alimentação, sendo os principais a arginina e a serina. Os melhores produtos nutritivos são aqueles que contam com ingredientes naturais e nada químicos, como, por exemplo, ceramidas, manteiga de karité, camomila, cupuaçu, cisteína, creatina, cacau, semente de girassol, semente de uva, aveia,  trigo, óleo de coco, de macadâmia, proteínas do leite e proteínas hidrolisadas. Basicamente utiliza-se xampu, máscara, condicionador, leave-in e óleo.
A  reconstrução, feita na terceira lavagem da semana,  seguindo o ciclo de cronograma capilar proposto, é responsável pela reconstrução dos cabelos alisados, descoloridos e tingidos, revertendo quadros de afinamento, efeito elástico, fragilidade,  frizz, quebra, queda, opacidade, porosidade, ressecamento e volume. Lembre-se de que os fios que não necessitam serem reconstruídos podem ficar pesados e sem vida após a aplicação de produtos deste gênero, então só vale para os cabelos detonados realmente. Os efeitos de produtos como xampu, máscara,  condicionador e leave-in podem ser potencializados com as ampolinhas de tratamento de choque, sendo que há opções para cada tipo de dano.
Com o passar do tempo, os seus cabelos ganham um aspecto bem melhor, indicando que os fios foram devidamente reconstruídos. Claro que não é possível reverter 100% do quadro, mas pode-se chegar a um estágio que o ciclo de reconstrução capilar pode passar a ser feito uma vez por mês apenas ao invés de uma vez por semana. Os resultados dos produtos reconstrutores são a fortificação dos fios, das raízes até as pontas, evitando assim a quebra e a queda, o estímulo ao crescimento dos cabelos, além da reposição de massa capilar, que encorpa novamente as fibras capilares após o afinamento.

Fica a Dica, 
Beijos