terça-feira, 10 de maio de 2016

Condicionador ou Máscara Capilar, qual devo usar?

A gente fica com essa dúvida, eu fui procurar entender e vim passar para vocês. Fui pesquisar para saber dizer para qual você precisa usar, em que ordem, quantas vezes por semana… É importante entender que os produtos são diferentes e servem para coisas diferentes, e cada um tem seu uso na sua rotina! Olha só: 

Condicionador 
Quando você aplica shampoo no cabelo, ele abre ligeiramente a cutícula dos fios para limpa-los, e uma das funções do condicionador é exatamente fechar essas cutículas para que o seu cabelo fique mais bonito e saudável. Para que isso aconteça ele precisa ter o PH mais baixo.
testei-seda-oleos-leves-5
A textura do condicionador costuma ser mais fluída. O condicionador também vai devolver o óleo natural dos cabelos, meio que repondo o que você perdeu naqueles últimos dias que passou sem lavar o cabelo. Outra coisa super importante é que ele deixa o cabelo bem maleável, assim você consegue pentear sem arrebentar os fios. 
Alguns condicionadores também oferecem proteção contra o meio ambiente, sol, frio e até contra a poluição.
O condicionador é para uso diário, ou toda vez que você lavar o cabelo.
Máscara

Já a máscara é um tratamento. Ela recupera os cabelos danificados, ressecados, nutre, devolve o brilho e saúde dos fios. Elas são indicadas para cabelos que foram prejudicados por fatores externos, tipo química, coloração, meio ambiente, etc.
A textura da máscara costuma ser mais grossa.
Cada máscara serve para uma coisa diferente e tem instruções de uso diferente, por isso é importante ler a embalagem. Algumas máscaras devem ser aplicadas semanalmente, outras quinzenalmente, e ainda outras (que são um tratamento mais profundo) uma vez por mês. O tempo que você deixa agir no cabelo também varia, de 3 até 40 minutos. Novamente, tudo vai vir bem explicadinho na embalagem.

Recapitulando…


Então, pode usar a máscara como condicionador?

Você até pode substituir, mas não indicamos que isso seja feito diariamente. A máscara nutre os fios e deixa um monte de tratamentos dentro do fio. Mas, você precisa lembrar que as cutículas estão abertas por causa do shampoo, e que para que a máscara funcione corretamente e os produtos fiquem dentro do fio, você precisa usar o condicionador. 
O fio acaba sofrendo com a falta do condicionador, e substituir vai acabar deixando o cabelo com mais frizz e menos cara de saudável, seco. 

Qual é a ordem de uso dos produtos? 
Para que você aproveite ao máximo os produtos que está usando, é importante que use na ordem correta, olha só:

Diariamente
Shampoo
Condicionador

Semanal ou Quinzenal
Shampoo
Máscara
Condicionador

Quando você aplica o shampoo, ele abre a cutícula do fio, então, quando você aplica a máscara e deposita todos os nutrientes lá dentro e, para finalizar e selar as cutículas do fio, o condicionador. Assim fica perfeito! 
Fica a Dica, beijos!