terça-feira, 31 de maio de 2016

Alisando com guanidina

A guanidina é feita a partir de Hidróxido de Guanidina e Carbonato de Cálcio, surge como um substituto ao formol.
A técnica de relaxamento de alisamento feita com guanidina permite realizar o teste da mecha de forma a perceber o tempo necessário para o fio ficar perfeitamente alisado, além disso é indicado o seu uso em cabelos crespos, afro e grossos.
O tratamento de guanidina deve ser realizado em salões de beleza, no entanto, seguindo com atenção os passos que referimos neste artigo, você descobrirá como alisar o cabelo com guanidina e poderá fazê-lo em sua casa.

Instruções

Em primeiro lugar saiba que não deve aplicar guanidina em cabelos que tenham sido submetidos a amônia, tioglicolato de amônia ou chumbo/henê, pois isso irá torná-los bem fracos e provavelmente arruinar seu cabelo. Também não deverá submeter-se a este tratamento enquanto estiver grávida, pois poderá desencadear uma alergia grave.

kit de alisamento de guanidina é composto por dois produtos: hidróxido de cálcio, uma base pastosa, e líquido ativador, carbonato de guanidina. Você poderá encontrá-los em salões de estética, lojas de cosmética, farmácias, online, etc. Escolha a marca que lhe inspirar mais confiança ou que lhe recomendem.
Eu recomendo o kit Guanidina RED IRON, excelência em alisamento.

Para fazer este tratamento deverá misturar meia medida de ativador por cada uma medida de hidróxido de cálcio. Para isso retire as medidas certas de produto cada produto e coloque-as em uma tigela, mexa até conseguir uma consistência uniforme.

É aconselhado que, da primeira vez, aplique primeiro somente em uma mecha de forma a fazer o teste. Com isso, além de observar a reação do produto no seu cabelo, também irá perceber quanto tempo ele deve ficar a atuar para fazer efeito, o que depende de pessoa para pessoa. Este processo é o mesmo que quando se pretende alisar o cabelo integralmente.

Para começar o seu relaxamento com guanidina
Coloque luvas e prenda o seu cabelo em 4 ou 6 rolinhos em toda a cabeça, isso ajudará a separar as mechas. Desmanche um desses rolos, penteie bem e, com a ajuda de um pincel de coloração, aplique os produtos previamente misturados a partir de 1 cm da raiz do cabelo como se o estivesse pintando. Aplique da raiz para as pontas.

Faça isso com todas as mechas que prendeu, sempre respeitando o espaço da raiz do cabelo. Depois de ter aplicado em todas as mechas, penteie o produto com um pente fino, de forma a espalhar melhor o produto pelos fios, e deixe-o bem reto. Quando perceber que ele está mais liso e moldável, é hora de retirar o produto. Nunca deixe exceder  40 minutos de atuação do produto!

Para retirar a guanidina passe o cabelo por água morna até que saia tudo, com a cabeça inclinada para trás. Tenta muito cuidado ao manuseá-lo pois ele ainda está ganhando forma, pelo que deverá fazer movimentos muito suaves.
Em seguida aplique uma máscara hidratante por todo o cabelo, penteando durante cerca de 10 minutos. Isto é essencial para os fios não ressequem. Após esse tempo remova o hidratante com água e lave o cabelo com um shampoo neutralizante. Repita o processo até que a espuma do shampoo, que inicialmente é rosa, saia branca.

Seque o cabelo normalmente e aprecie seu alisamento! A partir de agora faça hidratações profundas e reconstrução capilar/cauterização periodicamente e não escove sempre, sendo que o melhor é nem escovar o cabelo.
O alisamento com guanidina funciona melhor em cabelos virgens.

Depois de aplicar guanidina, jamais coloque amônia o henê no cabelo!
Fica a Dica,
Beijos!