sexta-feira, 4 de março de 2016

Hidróxido de Sódio, Hidróxido de Lítio,Hidróxido de Potássio e Hidróxido de Cálcio Entenda melhor


Hidróxido de Sódio X Hidróxido de Lítio X Hidróxido
de Potássio X Hidróxido de Cálcio

Todas essas substância possuem uma característica em comum: elas podem alisar os fios. 
Mas é importante saber diferenciar cada uma dessas substâncias para entender qual se aplica em cada caso.
Os alisantes com sais metálicos podem ser com ou sem soda. Com soda são os hidróxidos de potássio e sódio, que podem ou não ter uma base para proteção do couro cabeludo. Se possuir um baixo teor de óleo e, consequentemente, um alto poder irritante, precisa de base, caso contrário a mesma é dispensada.
Os alisantes sem soda, como os que possuem hidróxido de lítio e de cálcio, podem ser ou não misturados. O hidróxido de lítio é usado, na maioria das vezes, sem mistura, podendo necessitar ou não de base, enquanto o hidróxido de cálcio precisa ser misturado com um ativador, que pode ser o carbonato de guanidina ou o hidróxido de magnésio.
O hidróxido de sódio nada mais é que soda caustica. Trata-se de um ativo com alto poder de alisamento, que age de forma rápida, intensa e pouco controlável. Justamente por isso só deve ser usado por profissionais qualificados, vez que o risco de causar queimaduras, quebra do fio, cegueira e irritações no couro cabeludo é grande. Ademais, como age muito rápido, pode deixar o cabelo “espetado” facilmente, já que segundos fazem grande diferença ao manusear esse tipo de produto.
Em cabelos lisos e resistentes, os resultados tendem a ser melhores.
O hidróxido de lítio é mais suave e age mais lentamente que o hidróxido de sódio, mas não é versátil, sendo mais indicado para muito crespos e sem cloração.
O hidróxido de potássio, também conhecido como potassa caustica, possui ação rápida e alisa de forma eficaz, mas irrita facilmente o couro cabeludo, não podendo ter nenhum tipo de contato com a  pele. Além disso, qualquer pausa superior à indicada pode resultar em queda imediata dos fios.
O hidróxido de cálcio é ativado pelo carbonato de guanidina, resultando no hidróxido de guanidina,  que é um dos alisantes mais versáteis do mercado, já que promove um efeito que vai do  relaxamento suave dos cachos até um alisamento total.
Ele age mais lentamente que os demais hidróxidos e é relativamente mais seguro, sendo indicado, inclusive, por crianças.
O hidróxido de cálcio pode ser utilizado também  em uma mistura que deve ser preparada para uso imediato, que não possui odor e nem precisa ser neutralizada.