segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Os aminoácidos capilares. Prazer em conhecer!


Só para entender a importância dos aminoácidos é preciso lembrar que o fio de cabelo tem a estrutura formada 85% por um tipo de proteína chamada queratina (muito conhecida por nós adoradoras de cremes de cabelos), que por sua vez é formada por 19 tipos de aminoácidos. Sendo eles então:

1. CISTINA - 14 a 16,5%
A Cistina é um aminoácido que ajuda no crescimento dos fios de cabelo, tem presente em muitos cosméticos e modifica a estrutura dos fios. Eles são envolvidos na produção de colágeno para elasticidade e textura da pele, e na alfa-queratina para unhas e cabelos.

2. ÁCIDO GLUTÂMICO - 14,3 a 15,5%
Apesar da grande concentração deste componente no cabelo, achei pouquíssimos lugares falando da função deste aminoácido para o cabelo. Apenas que ele é usado na fabricação de surfactantes.

3. SERINA - 9,6 a 10,8%
Melhora a penteabilidade dos cabelos, melhora as propriedades físicas da fibra do cabelo tais como o brilho, aspecto de liso, maciez e integridade das cutículas. É usado nos cosméticos como hidratante.

4. ARGININA - 8,8 A 9,6%
Ela estimula a micro-circulação para uma melhor nutrição no bulbo capilar, favorecendo a troca de nutrientes entre a raiz e o fio. É muito utilizado para produtos cosméticos pois possui grande propriedade hidratante.

5. TREONINA - 6,5 a 7,5%
Importante para a produção de glicina e serina. E é muito usado em cosméticos farmacêuticos.

6. LEUCINA - 6,4 a 6,9%
É fundamental para regeneração dos cabelos, pois é um elemento essencial para a estrutura das proteínas e enzimas.

7. ÁCIDO ASPÁRTICO - 5,6 a 6,5%
Ele é indispensável para a síntese da arginina.

8. VALINA - 5,0 a 5,8%

9. GLICINA - 3,3 a 3,5%
Ajuda na fabricação de outros aminoácidos é necessário para a conservação da pele e cabelos, pois tem ação antioxidante. É usado em cosméticos para tratamento contra dermatites e antialérgico.

10. PROLINA - 3,6%
É um dos aminoácidos que são componentes primários da proteina colágeno, o tecido do conectivo que liga e sustenta todos os outros tecidos. É o aminoácido mais rígido, sendo ele então que dá rigidez ao fio de cabelo.

11. ALANINA - 2,8 A 3,5%
É um aminoácido que ajuda na formação da vitamina B6. Possui propriedades hidratantes, e é usado em cosméticos para produzir surfactantes e vitaminas.

12. LISINA - 2,6 a 3,1%
Ajuda a obter um cabelo alinhado da raiz às pontas por mais tempo. Ela potencializa a absorção do cálcio, ajudando no fortalecimento, crescimento e regeneração dos cabelos.

13. ISOLEUCINA - 2,3 a 2,5%
A isoleucina foi outro que não achei nada especifico para cabelo, mas fala que quando somos crianças é ele que atua no crescimento, e que ele age de forma lenta no organismo, lendo estas informações, deduzi que talvez ele esteja ligado ao crescimento do fio de cabelo.

14. FENILALANINA - 2,2 a 2,8%
É o aminoácido ligado diretamente a melanina, dando cor a pele e cabelos.

15. TIROSINA - 2,1 a 2,7%
Este aminoácido é ligado diretamente a pigmentação dos fios, ou seja a cor vibrante do cabelo é devido a este aminoácido. É encontrado nos cosméticos tendo como objetivo a proteção contra raios UV.

16. HISTIDINA - 0,8 a 1,1%

17. TRIPTOFANO - 0,8 a 1,2%
Recupera e mantem a integridade do fio evitando a quebra.

18. METIONINA - 0,5 a 0,9%
Reforça a estrutura do cabelo e combate a queda capilar.

19. Vestígios de ÁCIDO CISTEICO
Esta formação de aminoácidos no cabelo pode diminuir pela química ou simplesmente por agressões externas como secador, chapinha, vento, sol, etc. a falta destes aminoácido causam queda e quebra de cabelos. E a forma para suprir estas necessidades pode ser ingeridas, com suplementos e uma boa alimentação, ou tópico, com cremes ricos em aminoácido diretamente nos cabelos.
Ufa! Parece difícil mas, vale a pena entender, assim a gente consegue buscar os melhores tratamentos.
Beijocas!