quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Seja uma Rapunzel- dicas para o cabelo crescer

Dicas para o bom crescimento do cabelo
 Ainda que não notemos, o cabelo está em constante renovação, e é por isso que devemos mantê-lo muito saudável, para que cresça de forma equilibrada. Para isso,  devemos consumir  nutrientes  e vitaminas que favoreçam seu crescimento, como por exemplo, os alimentos ricos em proteínas tais como o peixe, os ovos e vários tipos de carnes.
Também é importante que conheçamos as receitas caseiras ou produtos existentes no mercado que podem aumentar a taxa de crescimento do cabelo, porém, todos esses produtos não farão com que o cabelo cresça mais do que 1,5 a 3 centímetros por mês.
Agora, veja algumas dicas de como estimular o crescimento do cabelo, todas baseadas em produtos naturais, o que te dará certa vantagem sobre os produtos industrializados encontrados no mercado. 
Confira:

É importante lavar o cabelo de duas a três vezes por semana para que ele conserve seus óleos naturais.
O xampu não deve conter sal, pois esse composto resseca o cabelo. Na hora de lavá-lo, é melhor optar por água fria, pois ela dará mais força e brilho. Massageie muito bem o couro cabeludo quando aplicar o xampu e o condicionador.

Penteie com frequência. Utilize a escova mais adequada para seu tipo de cabelo, assim ele não quebrará durante o penteado, o que estimulará a produção de óleos encarregados de lubrificar o couro cabelo e, por sua vez, o cabelo.
Não abuse do alisamento. Muita gente utiliza com frequência pranchas e secadores, porém, é preciso diminuir tal frequência a fim de preservar a saúde do cabelo. Também é importante utilizar essas ferramentas a temperaturas mais baixas, para que danifiquem menos o cabelo.

Outro ponto importante é não alisar o cabelo quando ele estiver molhado ou úmido. Mesmo que existam pranchas próprias para isso, é melhor evitar, já que é nesse momento que o cabelo está mais vulnerável, podendo se quebrar ou danificar mais facilmente.

Evite o estresse. Chegar ao fim da semana estressado, após uma série de atividades como estudos, trabalho, família, etc, que contribuem para isso, é totalmente normal. Mas é preciso considerar que esse tipo de estresse deve ser tratado a tempo para não causar alguma doença capaz de atingir sua saúde tanto mental quanto física. Quando vivemos em um ambiente de estresse constante nosso cabelo tende a cair, se desgastar e se tornar mais frágil.

Remédios naturais para otimizar o crescimento do cabelo:

Azeite de oliva. Aplique no couro cabeludo para nutrir sua raiz e permitir que o novo cabelo cresça saudável e brilhante. Deixe atuar por meia hora e retire com bastante água.

Babosa. Misture o gel da babosa com um pouco de mel e aplique no couro cabeludo para estimular o crescimento do cabelo. Deixe atuar por meia hora e depois lave com água morna. Outra opção é misturar pedaços do gel da babosa no xampu que você usa diariamente.
Abacate. Ele também é ideal para nutrir o cabelo e forçar seu crescimento. Assim como na receita anterior, adicione pedaços de abacate no xampu ou aplique-o normalmente, ou ainda, prepare uma máscara com abacate e um pouco de mel e espalhe por todo o cabelo. Massageie e deixe atuar por alguns minutos. Essa máscara pode ser aplicada três vezes por mês para melhores resultados.

Tomate. É possível preparar uma espécie de “purê” de tomate e adicionar a ele um pouco de azeite de oliva. Depois, aplique no couro cabeludo massageando suavemente, deixe por alguns minutos e retire com bastante água.

Clara de ovo. A clara do ovo contém vitaminas que o cabelo precisa para garantir um bom crescimento. Bata algumas claras e aplique-as diretamente no cabelo, massageie e depois enxágue. Como o cheiro do ovo não é muito agradável, faça o procedimento antes de utilizar o xampu, assim o cheiro não será um problema.

Óleos essenciais. Como mencionado anteriormente, para que o cabelo conserve os nutrientes necessários é preciso que seus óleos naturais estejam presentes em bons níveis. É possível ajudar a esses óleos naturais aplicando duas gotas de óleo de lavanda, jojoba e tomilho. Misture tudo e massageie o couro cabeludo desde as raízes até as pontas.

Vinagre de maçã. Esse vinagre pode ser aplicado após a lavagem do cabelo. Aplique-o no cabelo e deixe atuar por um tempo. Realize massagens constantes no couro cabeludo para estimular os folículos. Retire tudo com bastante água.

Cortar as pontas. Dê esse cuidado ao cabelo ao  menos uma vez a cada três meses, pois com o passar do tempo elas se tornam frágeis e impedem que o cabelo cresça com força.

Importante

Lembre-se de manter bons hábitos para dormir, pois o sono é essencial para o cuidado e o crescimento do cabelo
Fica a dica,
Beijos!