sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Vinagre nos cabelos - brilho e fim da elasticidade!

Porquê será que o vinagre é tao bem cotado no quesito brilho e fim da elasticidade no cabelo?

Para entenderem como o vinagre é capaz de dar brilho ao cabelo, basta vocês voltarem para as aulas de química e lembrar que o vinagre é um ingrediente ácido que possui o ph entre 2,5 e 3,5 que é bastante inferior ao ph do nosso cabelo. O vinagre ajuda a fechar as cutículas do cabelo e com as cutículas bem alinhadas e fechadas, a luz reflete melhor causando o tão desejado brilho dos cabelos, além de eliminar a elasticidade causada muitas vezes por químicas mal realizadas e em inúmeras vezes.
Como já disse mais acima, o vinagre ajuda a realinhar e fechar as cutículas, então logicamente seria um aliado na luta contra cabelos porosos. 
No último enxague utilize um pouco de vinagre diluído na água e deixe por 30 minutos.
Eu uso o vinagre para fazer o ultimo enxague quando aliso o meu cabelo. Depois de todo o processo de neutralização, eu aplico uma máscara e depois do enxague da máscara eu aplico uma mistura de 200 ml de vinagre diluído em 1L de água. Como os tratamentos químicos são bastante alcalinos e abrem bastante as cutículas, mesmo depois do xampu neutralizante e da máscara eu fico com um certo medo e aplico essa mistura para baixar o ph e para tentar fazer as cutículas voltarem ao normal.
Pode ser qualquer vinagre barato ou tem que ser algum de marca específica? Pode ser aquele barato sim, já que o importante é o seu ph e não a marca, mas o de maçã é o mais indicado.
Eu sei que você deve estar aí querendo usar o vinagre todo dia e em cada enxague do cabelo, mas devo lembrar que o vinagre contém álcool e álcool em excesso resseca o cabelo. Por isso o vinagre deve ser usado 1x na semana no máximo, e caso o seu cabelo for seco, dê um intervalo maior entre as aplicações.
Quanto de vinagre devo usar ? Isso fica ao seu critério, eu faço no olhômetro mesmo e tento sempre colocar numa proporção de 1 parte de vinagre para 5 partes de água, ou seja : se você usar 100 ml de vinagre, deve dissolver esse mesmos 100 ml em 500 ml de água.
E o cheiro? Não se preocupem porquê o cheiro evapora! No meu cabelo por exemplo, o cheiro dura uns 5 minutos e depois desaparece. Em algumas pessoas o cheiro permanece enquanto o cabelo esta molhado, mas depois de seco ele some completamente.
Fica a Dica,
Beijos!