quinta-feira, 20 de novembro de 2014

HENE - Tudo sobre esse alisamento polêmico!

Eu já usei durante muitos anos e, devo confessar que, nunca tive meus cabelos tão lisos, brilhantes e hidratados! O problema mesmo foi querer mudar de cor, aí, só cortando!

Lá nos anos 90, quando não se falava ainda em escova progressiva, o método que mais fazia sucesso era o alisamento com Henê. O produto, conhecido por tingir os fios de preto azulado é um dos alisamentos progressivos mais antigos no mercado brasileiro. O produto é comercializado no Brasil há mais de 50 anos e com a autorização, ao contrário do que muita gente pensa, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão regulador de todos os produtos de uso corporal (alimentos e produtos de beleza).

Há diversos tipos e marcas, como o Henê indiano, de pelúcia, Rená, da Amazônia, etc. Falaremos com mais detalhes deles em posts próprios.
Hoje responderemos as principais dúvidas de quem pensa em fazer este alisamento… Vamos lá?

O que é Henê? Qual sua composição?
O henê é um produto para alisar cabelos três em um: ele alisa, tinge e hidrata os cabelos em cada aplicação. Seria também um alisamento progressivo, pois a cada aplicação os cabelos ficam mais lisos. Ficou popular pelo baixo preço e por ser vendido até mesmo nos supermercados. A popularidade do produto tem um motivo: alisamentos definitivos eram um sonho muito distante no mundo todo, não apenas no Brasil. Todo mundo viva mesmo de ‘touquinha’ ou escovação semanal para se desfazer dos cachos.
O produto é composto basicamente de pirogalol, um fenol.

Henê dá câncer? Faz mal? Tem chumbo?
Contrariando diversos mitos, uma especialista da Universidade do Rio de Janeiro realizou um estudo há alguns anos informando que o produto não causa qualquer dano à saúde. Ou seja: pode ser usado por qualquer um sem problemas. O problema é apenas com os cabelos.
Segundo as crenças populares, ele poderia causar câncer, o que não é verdade. Ele nem mesmo tem chumbo, conhecido em algumas tinturas por causar problemas ao fígado a longo prazo.
Hene alisa mesmo? Como age no cabelo?
O henê alisa de verdade e age na parte externa do fio capilar, criando uma proteção e fazendo os cabelos se moldarem para perder os cachos. Fios crespos e com cachos acabavam se tornando lisos pela ação da química. Até hoje, não existe um produto que alise de forma efetiva sem precisar moldar os fios com escovação e chapinha, a não ser o Hene!
Contudo, seus efeitos não são imediatos. Em geral, é preciso esperar a quarta aplicação para o produto começar a alisar de fato. Em uso prolongado, o henê faz o cabelo crescer mais rápido também, estimulados pela hidratação e pelo próprio peso dos fios lisos, que também força o crescimento.

Hene - antes e depois
Uma das vantagens do hene é o brilho intenso que o produto proporciona aos fios pretos, pois ele tinge os cabelos de preto azulado, gerando um resultado bem bacana para cabelos sem vida e com manchas.
Os fios vão ficando cada vez mais lisos e com crescimento acelerado. Alguns ainda ficam realmente nutridos, pois fabricantes estão acrescentando queratina e mais nutrientes especiais para dar força e brilho aos cabelos.
Existe Hene de outras cores fora o preto? E incolor?
O Henê original não apenas alisa, mas também tinge. Todavia, há um no mercado que, em tese, serve apenas para alisar, o hene incolor, cujo propósito é hidratar e alisar sem tingir. Há também linhas de tons de castanho.
Contudo, tanto o incolor quanto o castanho só não deixam o cabelo preto na primeira aplicação. Quanto mais você aplicar, mais pretos os fios vão ficar, pois não há como desvincular a tintura preta do alisamento em si.
Logo, no fim das contas dá na mesma. Podemos afirmar que o hene castanho e o incolor servem apenas para quem quer fazer poucas aplicações (o que é difícil, haja vista que este alisamento torna-se vicioso) ou para quem não quer se jogar no preto bruscamente, ou seja, para quem tem cabelo claro e quer que a mudança ocorra aos poucos, para ir se acostumando com ela.

Cabelo com Hene – Como fazer?
Separando mecha a mecha, é só passar o produto em casa e depois ir fazendo os retoques nas raízes a medida que o crescimento for acontecendo.
O produto deve ser aplicado diretamente no cabelo e geralmente isso é feito em casa, pois muitas cabeleireiras se recusam a usar este produto polêmico, muitas vezes por desconhecimento do item.
O henê pode vir pronto ou em pó, devendo a mistura ser feita pelo próprio usuário. As bisnagas prontas são famosas pela sua praticidade também.

PERIGO!!!
Hene NÂO é compatível com outros alisamentos ou tinturas. Para tal, você precisará esperar o produto sair completamente dos fios, o que só ocorre com o corte.
Fica a dica,
Beijos!