quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Escova de Cristal - o que é e como fazer

As empresas não param de inventar nomes para os alisamentos né? Afinal, o que é essa coisa aí? Tem partículas de cristal?

Primeiramente, temos que esclarecer que espécie de escova ela é: Progressiva? Japonesa ? Nenhuma das opções? E a resposta é: depende… Depende da marca! Logo mais vou explicar isso com mais detalhes.

Agora resta dizer o que ela tem de tão especial em relação às outras pra receber uma denominação própria. Bom, o nome já é bem sugestivo… Cristal é brilhoso, logo, a moral da escova de cristal é a intensificação do brilho dos fios!
A Escova de Cristal tem formol? Qual é sua composição?

Mas será que essa história do brilho procede? O que ela tem em sua composição que deixa o cabelo tão brilhoso assim como promete? Olha, vou repetir o que falei acima: depende da marca!

Deixa eu explicar certinho pra vocês: Eu não sei qual marca foi pioneira na utilização desta denominação, mas a escova de cristal mais famosa é a da marca Matrix … E essa Escova da Matrix não é uma escova progressiva, nem permanente… Aliás, sequer é um produto específico. Em verdade, ela é apenas um tratamento capilar!!
Pois bem, o que diferencia este tratamento dos demais é a utilização de um produto a mais, um tonalizante! Mas não é um tonalizante qualquer, é um específico, que não possui cor própria (ou seja, apenas reaviva a cor natural do cabelo) e ajuda justamente na potencialização do brilho dos fios. Este produto é chamado de Clear, e o da marca Matrix recebe o nome de In Shine Clear. Mais adiante ensinarei como você deverá usá-lo.

Eu não sei dizer se as demais empresas que fabricam “escovas de cristal” seguem esta mesma linha de raciocínio… Portanto, há uma enorme incógnita ao se falar em “escovas de cristal“. Afinal, existem por aí marcas que oferecem isso como sendo um alisamento… E será que isso significa que esses alisamentos deixam o cabelo realmente brilhoso? Será que dá pra usar o tonalizante Clear antes de uma progressiva qualquer e, então, chamar ela de Escova de Cristal? Que confusão!

De qualquer forma, ainda queremos saber o que tem dentro deste produto… Afinal de contas, vai formol ? Bom, o tratamento da Matrix definitivamente não tem formol, já que não tem a função de alisar o cabelo; mas não podemos afirmar o mesmo sobre todo e qualquer tratamento intitulado “escova de cristal”, afinal, qualquer progressiva pode levar esse nome e confundir as consumidoras!
Escova de Cristal alisa ou não?

Está complicado né? Para sairmos desta bagunça sem confundir você ainda mais, vamos fazer um pequeno resumo, indo direto ao ponto:


1 - Há várias escovas de cristal de marcas diferentes;

2 - A escova da marca Matrix não é uma progressiva e não alisa. É apenas um tratamento que deixa o cabelo brilhoso através de um tonalizante especial;

3 - Podem existir escovas de cristal que sejam progressivas ou definitivas, pois cada marca dá o nome que quiser a seus produtos;

4 - Nesse caso (se for uma progressiva ou definitiva), acredito que o produto leva esse nome por prometer um brilho extra aos cabelos;

5 - Não tenho como saber se esse resultado prometido (brilho) é só marketing ou se é verdade;

6 - Não tenhos como dizer se ela tem formol, pois depende de cada marca. Contudo, a escova da Matrix com certeza não tem formol, pois não alisa.

7 – Não se prenda a nomes (muitas vezes é puro marketing). Procure se informar sobre a composição do produto e dê preferência a marcas renomadas.
Fica a dica,
Beijos!