sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Cabelo também envelhece, sabia?


Tratamentos e produtos e o que há de mais moderno para preservar a saúde o viço dos cabelos

Não é apenas a pele que ganha aspecto envelhecido com o passar dos anos, o cabelo também. E o fio branco, mesmo sendo o sintoma mais comum, não é o único a dizer que o cabelo está envelhecido: quebra, ressecamento, mechas mais finas e sem volume são outros indicios que a idade chegou para as mechas. O cabelo atinge o auge da maturidade por volta dos 30 anos, quando produzimos o maior número de fios.
A partir daí, a tendência é só envelhecer. Primeiro, porque nessa fase o corpo produz menos colágeno, deixando o couro cabeludo fraco e assim recebe menos nutrientes, o que interfere na vida dos fios. Nesta fase, o corpo também produz menos hormônios, impactando na saúde do cabelo e por fim, parte da estrutura das mechas, a síntese de proteína começa a diminuir e o cabelo perde massa.
Mas a idade não é tudo para se definir a idade dos fios. A forma como se trata esse fio é quem define o estado real do cabelo como químícas e fatores como deficiência nutricional, stress, exposição exagerada ao sol, poluição, abuso de chapinha e secador contribuem para que os fios percam o viço e o frescor.
Apesar disso, mechas envelhecidas e danificadas não são a mesma coisa. A principal diferença, além da cor branca, está na capacidade de recuperação dos fios. Um fio jovem pode estar danificado e depois de tratado, voltar a crescer com aspecto saudável. No caso do cabelo envelhecido e fraco, não é assim, com o passar dos anos, alguns folículos se fecham e os ciclos de renovação e crescimento das mechas diminui.

Segredos para manter a juventude dos fios. O melhor mesmo é prevenir os danos, veja como:

* Use filtro solar porque o sol causa danos irreversíveis: ressecamento, enfraquecimento e perda de brilho.

* Alimente-se bem pois, uma alimentação balanceada nutre os fios do cabelo. Coma carne vermelha, vegetais de cor verde escuro, ovo, soja e outros vegetais como couve-flor.

* Cuide com atenção, faça boa higienação e hidratações frequentes e use xampus e condicionadores de acordo com seu tipo de cabelo.

* Evite a quebra e para isso, use escovas e pentes de dentes largos. Procure pentear os fios molhados e após condicioná-los, começando de baixo para cima.

* Vá em busca dos produtos certos pois, fios envelhecidos precisam de mutia hidratação mas, com produtos certos para essa fase da vida. Produtos a base de cafeína, niaciamida e pantenol são os mais apropriados.

Fios brancos sem lei

Embora pareça ser o principal sinal de envelhecimento dos fios, a falta de pigmentação dos cabelos brancos não é a característica mais relevante para se dizer que o cabelo está envelhecido. Especialistas afirmam que o branqueamento das mechas é uma característica genética que varia, ou seja, não é porque você tem fios brancos que seu cabelo está envelhecido e frágil.

Cuidados no salão

* Cauterização
* Queratinização
* Rituais de óleos (os três são descritos aqui no blog em outros posts, confira).